Este é um forum cheio de variedade, onde podes encontrar música, filmes, séries, notícias, tudo aquilo que está na actualidade.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Procuram-se Moderadores! Regista-te e Candidata-te à Moderação de uma Secção!

Compartilhe | 
 

 Como dizer se faz favor em «robotês»

Ir em baixo 
AutorMensagem
TaniaDaniela
Admin
avatar

Mensagens : 370
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 25

MensagemAssunto: Como dizer se faz favor em «robotês»   Sex 9 Abr 2010 - 20:47

Como dizer se faz favor em «robotês»


Investigadora portuguesa desenvolve robots com capacidade para pedir ajuda nos Estados Unidos

Depois dos robots é a vez do co-bots, ou robots com capacidade de decidir quando «pedir uma ajuda se faz favor».

«Com os algoritmos que temos, os robots decidem de maneira autónoma que precisam de ajuda e planeiam a quem vão pedir ajuda: aquela pessoa costuma ajudar, aquela não pode ser interrompida, aquela nunca diz as coisas certas, aquela não gosta de robôs», explica a professora catedrática da Universidade norte-americana de Carnegie Mellon, Manuela Veloso, citada pela Lusa.

A portuguesa trabalha no departamento de ciências computacionais, onde tem dois robots de companhia, ou co-bots, que executam tarefas simples, como ir buscar café, chá, água ou papéis e trazê-los de volta, ou outras mais complexas, como guiar visitantes, pedindo ajuda a quem passa ou conseguindo ultrapassar situações imprevistas, como uma porta fechada.

«Introduzi um paradigma diferente. Agora o robot tem nos seus algoritmos a capacidade de perguntar, pedir ajuda: 'olhe, se faz favor, abra-me esta porta'», explica Manuela Velosa, a propósito do fórum anual da associação de académicos e investigadores portugueses nos Estados Unidos, que vai decorrer no Domingo e Segunda-feira.

O desenvolvimento dos «co-bots» visa a comercialização e há já uma empresa interessada, cujo anonimato para já é mantido.

«Estamos a fazer isto para que um dia se possa comprar. Mas não é trivial. Esta empresa está preocupada com coisas que ultrapassam a minha parte de investigação técnica», diz a professora catedrática.

O projecto foi iniciado há dois anos e o objectivo é ter, em 2015, dez robots operacionais.

A portuguesa, que mantém uma colaboração com o departamento de robótica do Instituto Superior Técnico, onde se formou antes de ir para os Estados Unidos em 1984, explica que o desenvolvimento deste projecto é uma ideia antiga: «foi a minha primeira paixão, torná-los autónomos. Faltava uma forma de operarem nestes ambientes muito complexos: como conseguir evitar cadeiras, mesas, não bater nas pessoas?»

Agora já é possível.

Fonte: TVI 24
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Como dizer se faz favor em «robotês»
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Dúvida] Selos - Bandai
» Como promover o MTP no Facebook?
» como os anos passam.......
» Como conservar o seu CM?
» Como guardar os pins?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
TuGaLânDia :: Notícias :: Notícias do Dia-
Ir para: