Este é um forum cheio de variedade, onde podes encontrar música, filmes, séries, notícias, tudo aquilo que está na actualidade.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Procuram-se Moderadores! Regista-te e Candidata-te à Moderação de uma Secção!

Compartilhe | 
 

 30% dos traficantes de droga têm entre 16 e 21 anos

Ir em baixo 
AutorMensagem
TaniaDaniela
Admin
avatar

Mensagens : 370
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 25

MensagemAssunto: 30% dos traficantes de droga têm entre 16 e 21 anos   Dom 11 Abr 2010 - 14:44

30% dos traficantes de droga têm entre 16 e 21 anos



Polícias apanharam mais suspeitos. O número de traficantes jovens, entre os 16 e os 21 anos, aumentou.


Um terço dos 4847 suspeitos detidos por tráfico de droga, no ano passado, eram jovens entre os 16 e os 21 anos. As conclusões constam do Relatório Anual de Segurança Interna e fundamentam-se na actividade operacional das forças de segurança. As autoridades assinalam que há cada vez mais jovens a dedicarem-se ao pequeno tráfico.

"É possível constatar que os detidos são predominantemente de nacionalidade portuguesa, do sexo masculino, com mais de 21 anos, mas não é de menosprezar o facto de cerca de um terço se inserir no grupo etário entre os 16 e os 21 anos", refere o documento. Feitas as contas, estes jovens correspondem a 1257 dos detidos, mais de 300 que no ano anterior (953).

O relatório anual sobre tráfico de droga feito pela Polícia Judiciária (PJ) deverá ser publicado em breve, mas no documento relativo a 2008 percebe-se que a maior parte dos jovens traficantes vende haxixe. Segue-se a cocaína, a heroína e, em menor quantidade, o ecstasy.

O perfil traçado para os pequenos traficantes apanhados maioritariamente pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP) está, porém, longe dos traficantes seguidos pela Judiciária. "Temos de separar duas realidades. Grande parte dos detidos são pequenos traficantes, de rua. Mas o perfil dos grandes, que integram redes organizadas, é diferente", explica ao DN fonte autorizada da PJ.

Quando se fala em redes organizadas, fala-se em suspeitos "mais velhos, com um percurso no mundo do crime e com grande capacidade económica", explica a fonte. A maior parte destas redes subdivide-se em grupos e ramificações que difi- cultam as investigações policiais.

No ano passado, segundo o relatório de Segurança Interna, publicado pelo Ministério da Administração Interna em Março, foi apreendido quase metade do haxixe e da cocaína relativamente ao ano anterior (ver infografia).

Abre-se excepção à apreensão de heroína, que quase duplicou. "Os valores são mais baixos porque no ano anterior aumentaram exponencialmente as apreensões. É normal que as redes criminosas adoptem outros procedimentos", explica a fonte. Novos correios vêem de África. Nos últimos anos, as redes de tráfico de cocaína que operam na América Latina, em países como o Brasil e a Venezuela, optaram por fazer entrar a droga em continente europeu através de África.

A droga é levada por via marítima às vezes aos sacos, outras dissimulada em mercadoria de empresas de transporte reconhecidas, para Guiné, Cabo Verde ou Senegal. A partir de África é que entrava em Portugal, para servir o resto da Europa.

As autoridades perceberam a mudança e intensificaram o controlo marítimo. Agora, segundo a mesma fonte, têm deparado com vários correios de droga que - por via área - trazem a cocaína daqueles países africanos para Portugal.

Só este ano, segundo a Polícia Judiciária, já foram detidos 25 correios ou "mulas". No mesmo voo chegam a embarcar nove suspeitos. "São portugueses, de origem africana, e viajam com o objectivo de trazer droga", explica a mesma fonte.

Do total de detidos no ano passado, 3996 eram portugueses, 288 cabo-verdianos, 153 guineenses e 79 brasileiros. Os números são reveladores do novo método usado para introduzir droga na Europa, através de Portugal.

A Holanda é outra plataforma central de distribuição europeia de estupefaciente: quer por razões históricas quer por se localizar no centro da Europa, refere a PJ (ver infografia ao lado).

Fonte: DN
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário




Data de inscrição : 01/01/1970

MensagemAssunto: Re: 30% dos traficantes de droga têm entre 16 e 21 anos   Dom 11 Abr 2010 - 14:59

Trafiqeiros angry

lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
30% dos traficantes de droga têm entre 16 e 21 anos
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Diferenças de qualidade entre LC Model e Bandai
» Entreajuda e cumprimentos entre motociclistas/motards
» Diferença entre os V1,V2,V3 e EX?
» Diferença entre DRAMA e DORAMA.
» [Dúvida] Selos - Bandai

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
TuGaLânDia :: Notícias :: Notícias do Dia-
Ir para: